icone buscar
Grupo de pesquisas da UFMG se reunirá no UNIFOR-MG

Grupo de pesquisas da UFMG se reunirá no UNIFOR-MG

quinta-feira, 18 de novembro de 2010.
Grupo de pesquisas da UFMG se reunirá no UNIFOR-MG

 

No dia 20 de novembro, a partir das 7h30, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”, o Prof. Ms. Andrei Pereira Pernambuco irá se reunir com seu grupo de pesquisas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a fim de realizar o primeiro contato com cerca de 60 voluntárias que irão participar de uma pesquisa sobre fibromialgia. Na ocasião, além dos pesquisadores conversarem com as voluntárias, será feita a coleta de amostras para a pesquisa e aplicados os questionários pertinentes.

No dia 20 de novembro, a partir das 7h30, no Salão Nobre do UNIFOR-MG “Eunézimo Lima”, o Prof. Ms. Andrei Pereira Pernambuco (foto) irá se reunir com seu grupo de pesquisas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a fim de realizar o primeiro contato com cerca de 60 voluntárias que irão participar de uma pesquisa sobre fibromialgia.

Na ocasião, além dos pesquisadores conversarem com as voluntárias, será feita a coleta de amostras para a pesquisa e aplicados os questionários pertinentes. O médico ortopedista Renato Souza Viana também estará presente, realizando a confirmação do diagnóstico.

Para o Prof. Ms. Andrei, “a pesquisa tem tudo para se tornar um amplo projeto de extensão, de nível nacional ou até internacional, já que tem o intuito de disponibilizar resultados, dicas, aulas, artigos e outras matérias para portadoras de fibromialgia, ajudando as pacientes a conviverem com a enfermidade de maneira mais harmônica. Para isso, serão utilizados diferentes canais de comunicação, como Internet, rádio e, talvez, televisão, com o objetivo de veicular os textos informativos. Para tanto, é preciso começar a primeira parte da pesquisa e obter alguns resultados”, explica.

Segundo o professor, toda a parte de coleta de amostras será realizada no UNIFOR-MG, graças ao apoio do Reitor, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão.

Doutorado

O Prof. Ms. Andrei foi aprovado, em fevereiro deste ano, para cursar doutorado pela UFMG. O curso, que possui Conceito 7 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é na área de Biologia Celular e será feito por intermédio do Departamento de Morfologia, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade, sob a orientação da Profa. Dra. Débora D’Ávila Reis.

Com o título “Impacto de um programa de educação em saúde sobre aspectos neuroimunocomportamentais de pacientes com fibromialgia”, o trabalho tem como objetivos principais compreender a participação dos sistemas imune e endócrino na fibromialgia e avaliar a influência de um programa de educação em saúde sobre variáveis endócrinas, imunológicas e comportamentais de pacientes que sofrem dessa síndrome.

O curso teve início em março deste ano e a defesa da tese está prevista para julho de 2013.

O trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisas da UFNG faz parte das atividades desenvolvidas pelo professor em seu curso de doutorado.

 
{mosimage}
 

fique por dentro

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR
24 de junho de 2026

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA
23 de junho de 2026

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO
22 de junho de 2026

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO

Acessar o conteúdo