icone buscar
Tributo póstumo a Dona Ana

Tributo póstumo a Dona Ana

sexta-feira, 11 de março de 2011.
Tributo póstumo a Dona Ana

 

Após apenas 65 anos, deixa a vida terrena e o convívio entre nós, para sempre, a professora Ana Maria Braga Lazarchic – “Dona Ana”.

Dona Ana, denominação carinhosa e respeitosa recebida de seus alunos e colegas de trabalho, no meio acadêmico, ilustra uma trajetória de luta e de muito empenho em prol da educação e, em particular, em benefício da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense)/UNIFOR-MG.

Dona Ana deu início à sua carreira nos quadros da FUOM em 1970 e se desligou da Instituição após sua aposentadoria, em 2007. Foram, portanto, 37 anos de trabalho na carreira acadêmica, dedicada à escola que ela também ajudou a construir.

A professora Ana Braga teve carreira exemplar e meritória no exercício de suas funções como professora, chefe dos Departamentos de Estudos Sociais e Letras, vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, além de diretora da Escola de Biblioteconomia e superintendente de Ensino da FUOM.

Dona Ana se destacou, com brilho, pela sua organização e profissionalismo, nos diversos postos administrativos/acadêmicos em sua longa e frutífera carreira como funcionária da Fundação.

É sempre de bom alvitre lembrar que a marca UNIFOR-MG tem a sua contribuição expressa e explícita, já que o primeiro projeto de transformação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e da Escola de Biblioteconomia em Centro Universitário foi organizado e compilado por Dona Ana e, com a presença dela, foi protocolizado no Conselho Estadual de Educação, no ano de 2002.

Começou, a partir daí, a luta árdua e incessante, junto aos órgãos governamentais de Minas Gerais, pela transformação das Faculdades em Centro Universitário, vitória conquistada em agosto de 2004 – um presente valioso a Dona Ana, como ela gostava de dizer!

Às vezes incompreendida, pelo seu gênio forte e por sua vontade extrema de acertar, Dona Ana não se deixava abater pelas críticas e julgamentos precipitados. O importante para ela era o resultado sempre positivo em benefício da causa que abraçou, a educação!

Mulher de fé inegável, Dona Ana abraçou, como poucos, a fé cristã, fazendo da religião católica a sua maior companheira e a exprimia diuturnamente, levando a sua evangelização, por intermédio de suas orações e práticas cotidianas, às comunidades com as quais se comprometia.

Nós da FUOM, sabedores e entendedores de seu longo e profícuo ofício em favor da evolução e da transformação da Instituição, com um gesto simples, porém generoso e afetuoso – sinal de profunda gratidão e de singular agradecimento –, oferecemos-lhe nossos aplausos!

Formiga, março de 2011.

 

Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão
Reitor do UNIFOR-MG

Após apenas 65 anos, deixa a vida terrena e o convívio entre nós, para sempre, a professora Ana Maria Braga Lazarchic – “Dona Ana”.
Dona Ana, denominação carinhosa e respeitosa recebida de seus alunos e colegas de trabalho, no meio acadêmico, ilustra uma trajetória de luta e de muito empenho em prol da educação e, em particular, em benefício da FUOM (Fundação Educacional Comunitária Formiguense)/UNIFOR-MG.

Dona Ana deu início à sua carreira nos quadros da FUOM em 1970 e se desligou da Instituição após sua aposentadoria, em 2007. Foram, portanto, 37 anos de trabalho na carreira acadêmica, dedicada à escola que ela também ajudou a construir.

A professora Ana Braga teve carreira exemplar e meritória no exercício de suas funções como professora, chefe dos Departamentos de Estudos Sociais e Letras, vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, além de diretora da Escola de Biblioteconomia e superintendente de Ensino da FUOM.

Dona Ana se destacou, com brilho, pela sua organização e profissionalismo, nos diversos postos administrativos/acadêmicos em sua longa e frutífera carreira como funcionária da Fundação.

É sempre de bom alvitre lembrar que a marca UNIFOR-MG tem a sua contribuição expressa e explícita, já que o primeiro projeto de transformação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e da Escola de Biblioteconomia em Centro Universitário foi organizado e compilado por Dona Ana e, com a presença dela, foi protocolizado no Conselho Estadual de Educação, no ano de 2002.

Começou, a partir daí, a luta árdua e incessante, junto aos órgãos governamentais de Minas Gerais, pela transformação das Faculdades em Centro Universitário, vitória conquistada em agosto de 2004 – um presente valioso a Dona Ana, como ela gostava de dizer!

Às vezes incompreendida, pelo seu gênio forte e por sua vontade extrema de acertar, Dona Ana não se deixava abater pelas críticas e julgamentos precipitados. O importante para ela era o resultado sempre positivo em benefício da causa que abraçou, a educação!

Mulher de fé inegável, Dona Ana abraçou, como poucos, a fé cristã, fazendo da religião católica a sua maior companheira e a exprimia diuturnamente, levando a sua evangelização, por intermédio de suas orações e práticas cotidianas, às comunidades com as quais se comprometia.

Nós da FUOM, sabedores e entendedores de seu longo e profícuo ofício em favor da evolução e da transformação da Instituição, com um gesto simples, porém generoso e afetuoso – sinal de profunda gratidão e de singular agradecimento –, oferecemos-lhe nossos aplausos!

Formiga, março de 2011.

Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão
Reitor do UNIFOR-MG
 
{mosimage} 

fique por dentro

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR
24 de junho de 2026

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA
23 de junho de 2026

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO
22 de junho de 2026

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO

Acessar o conteúdo