icone buscar
UNIFOR-MG RECEBE 2º SEMINÁRIO DE GOVERNANÇA PARA TURISMO EM PARCERIA COM A ALAGO E SEBRAE

UNIFOR-MG RECEBE 2º SEMINÁRIO DE GOVERNANÇA PARA TURISMO EM PARCERIA COM A ALAGO E SEBRAE

terça-feira, 12 de dezembro de 2023.
UNIFOR-MG RECEBE 2º SEMINÁRIO DE GOVERNANÇA PARA TURISMO EM PARCERIA COM A ALAGO E SEBRAE

O Centro Universitário de Formiga recebeu, no dia 7 de dezembro, o 2º Seminário de Governança para Turismo promovido pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas – Alago, Sebrae e Prefeitura de Formiga, com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. O evento trouxe palestras voltadas para o incentivo do turismo no estado, principalmente na região de Furnas.

O público foi recebido na Praça de Alimentação do Prédio 1 para participar da abertura, que contou com a Exposição Fotográfica “Mar de Minas”, e de um coffee break oferecido pelos organizadores do evento. A atividade também contou com a presença de autoridades do município de Formiga como o Prefeito Eugênio Vilela e a Vice-Prefeita Adriana Prado. 

O palestrante Hélcio Franco Moreira, economista e consultor, comentou um pouco sobre a importância de trazer o tema turismo para a população, pois, segundo ele, o turismo é a grande opção de desenvolvimento e transformação da realidade econômica dos municípios. Ele também falou sobre o tema abordado em sua palestra: “Evidentemente, nós estamos em uma região com muita potencialidade. Eu vou apresentar um diagnóstico do que a gente enxergou aqui em que temos uma potencialidade muito grande, uma das maiores do estado. Mas nós precisamos ainda de nos organizar e nos juntar para dar mais potencialização nesse grande turismo do lado”. 

O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão ressaltou a importância do Lago de Furnas estar presente como cenário turístico que fomenta o movimento da economia na região e também a importância do Centro Universitário, que como entidade de ensino e pesquisa da região recebe e promove este tipo de evento para o público.

O seminário também apresentou um painel que explorou a gastronomia como diferencial competitivo, apresentando percepções técnicas da Abrasel, Sebrae e Senac, além de uma visão estratégica da operadora CVC referente à venda de destinos turísticos, mostrando o fortalecimento da governança do turismo e compartilhando experiências dos Conselhos Municipais de Turismo e Circuitos Turísticos.

O secretário executivo da Alago, Fausto Costa, conta sobre como a Alago e o Sebrae desenvolveram várias ações voltadas para o desenvolvimento do trade turístico na região do Lago de Furnas. Conta também que a Alago desenvolve esse trabalho voltando para a atenção aos prefeitos, secretários e empresários do ramo do turismo, envolvendo mais de 50 segmentos da economia que o turismo abrange no sentido de ofertar condições, melhorias e informações para as pessoas.

Ocorreu também o lançamento do portal e do aplicativo “Lago de Furnas”, que une a tecnologia ao turismo. Ao final do evento, foi realizado o “Festival de Experiências Gastronômicas”, que ofereceu ao público uma degustação de iguarias da gastronomia produzida em Formiga e nos arredores do Lago.

 

fique por dentro

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR
24 de junho de 2026

MUTIRÃO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS É REALIZADO NO CLUBE UNIFOR

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA
23 de junho de 2026

DOAÇÃO – CENTRO COMUNITÁRIO BAIRRO NOSSA SENHORA DE APARECIDA

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO
22 de junho de 2026

CAMBRAIA ALIMENTOS OFERECE VAGA PARA NUTRICIONISTA DE PRODUÇÃO

Acessar o conteúdo